Confraria do Pastel de Nata

Confraria do Pastel de Nata

Muna Sidarus

Pastéis de natal, pastéis de Belém, tartes de nata e bons bocados

Queria lançar a discussão sobre o que tem o direito à denominação de “pastel de nata”. Começo assim por algumas definições, passando de seguida a uns comentários extra.
Pastel de nata – base de massa folhada e recheio de creme pasteleiro (farinha, ovo, açúcar e leite), cerca de 5 cm de diâmetro;
Pastel de Belém – idêntico ao pastel de nata, com receita secreta, confeccionado e distribuído unicamente na Confeitaria de Belém;
Tartes de nata – base de massa quebrada e recheio de creme pasteleiro, cerca de 10 cm de diâmetro nas doses individuais ou em tamanho familiar (por vezes também com massa folhada);
Bom bocado – base de massa quebrada e recheio de creme pasteleiro, cerca de 5 cm de diâmetro.
Na minha opinião, pode dizer-se que o pastel de Belém é um pastel de nata. Penso que estaremos de acordo que para muitos é “o” pastel de natal por excelência e por isso apresenta denominação própria e exclusiva. O pastel de Belém tem a particularidade de a sua qualidade diminuir exponencialmente com o tempo após confecção, o que aumenta a sua exclusividade em especial na distribuição e aumenta a mística, incentivando ao ritual de consumir nas premissas…
Por seu lado, as tartes de nata de tamanho familiar são por vezes chamadas mesmo de tarte de pastel de natal. Sendo as vantagens da massa quebrada, a cozedura mais homogénea e uma menor perda de qualidade da base de um dia para o outro.
O bom bocado é no fundo a redução da tarte de nata ao tamanho original do pastel de nata e apesar do nome mais a puxar ao “pecado” penso que dieteticamente até deve ser menos calórico já que a massa quebrada leva menos gordura.

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Muna,
É uma interessante abordagem discritiva, gastronómica, técnica e visual.
Gostava de acrescentar que o "Caderno dos Manjares do Leite", escrito pela Infanta D. Maria no séc XVI poderá dar uma resposta história a este tema, especificamente quando fala do pastel de leite.
Curiosamente a receita original do Mosteiro de Santa Maria de Belém (ordem dos Jerónimos) em Lisboa (1837), (II séculos depois do livro dos manjares do leita) trás a melhor resposta a este tema!
Podemos desenvolver este tema?

Responder esta

Vicente Themudo de Castro disse:
Podemos desenvolver este tema?

Sim se faz favor, como disse era mesmo para abrir a discussão!

Responder esta

Muna

Tenho uma dúvida há algum tempo: o "bom bocado" até há alguns anos chamava-se "bom pecado" expressão que me faz muito mais sentido. Mas a verdade é que mesmo os actuais livros de culinária o tratam por "bocado". Sabe alguma coisa sobre isso? Receio que seja uma derivação popular como a de chamar "Fevras" às "Febras".

No que respeita ao Pastel de Belém creio que se deveria chamar mais concretamente o Pastel de Nata de Belém. Isto porque a receita e a forma são, efectivamente, de pastel de nata. Mas como tem um sabor específico (como os outros também têm) a este deveria chamar-se concretamente "de Belém", como ao da Versalhes se poderia chamar "PdN da Versalhes" e assim por diante. Não sou grande apologista do pastel de Belém. E não estou sozinho: no concurso do Diário Económico os membros do juri teceram grandes críticas à qualidade do PdB. Creio que o recheio está muito "amassarocado" e o folhado é demasiadamente fino.

Mas um facto é verdade: o PdB tem ajudado a levar o hábito de apreciar a doçaria portuguesa por todo o mundo. No Brasil chamam ao PdN exactamente PdBelém e o povo julga que é por ter origem em Belém do Pará. Coisas da Vida.

Mas, no fundo, eu sou de opinião que o PdN é só um: massa folhada e recheio de leite queimado. Mas tartes de nata e bons pecados não são PdN's.

Um abraço

JA

Responder esta

José António Silva e Sousa disse:
Tenho uma dúvida há algum tempo: o "bom bocado" até há alguns anos chamava-se "bom pecado" expressão que me faz muito mais sentido. Mas a verdade é que mesmo os actuais livros de culinária o tratam por "bocado". Sabe alguma coisa sobre isso? Receio que seja uma derivação popular como a de chamar "Fevras" às "Febras".[...]

Não sabia que realmente se chamava "bom pecado", mas também acho que faz mais sentido e estou de acordo com a teoria da corruptela popular passando a "bom bocado". Vou tentar informar-me sobre isso; o meu pai dedica-se à linguística e pode ser que tenha alguma ideia.

Obrigada pelos comentários, era mesmo isso que eu pretendia com esta discussão.

Responder esta

Descobri este link na net que se demonstra bastante interessante:
http://www.filologia.org.br/ixcnlf/17/18.htm
Vou começar a ler e fazer as minhas elações.
Amanhã volto com novos comentários!

Responder esta

Caros confrades,

Pensei trazer aqui uma questão que me inquieta em relação ao Pastel de Belém, mas não estou certo se não terá já sido abordada algures noutro ponto do fórum (pareceu-me que não, porém).

Este fim-de-semana fui aos Pastéis de Belém e qual não foi a minha surpresa quando ao trazerem os pastéis para a mesa, imediatamente me pareceu que diâmetro do Pastel de Belém tinha diminuído! Não era apenas a massa que estava mais fina (e há uns anos para cá penso que já não restam dúvidas que a massa folhada está mesmo mais fina). Todo o pastel parecia ter pelo menos um terço do tamanho que eu recordo. Já não me deslocava aos Pastéis de Belém há talvez um ano e tal, dois anos.

No local decidi desde logo indagar junto da empregada se o tamanho teria diminuído e ela garantiu-me que há pelo menos três anos para cá se mantinha igual. Na dúvida porém, chamou um colega veterano lá da casa. Ele partilhou comigo que os moldes tinham sido mudados...! :|

Estou em crer que, face à crise, os Pastéis de Belém poderão ter cortado no volume do Pastel de Belém...

Alguém mais notou isto?

Responder esta

Boas, no meu ver pastel de nata é uma coisa e pastel de belem é outra. Ora vamos por oartes , pastel de belem é bom enquanto esta quente o pastel de nata quente ou frio não altera o sabor nem textura ao contrario do pastel de belem.

Responder esta

Já agora pelo menos onde trabalho o bom bocado é rechido com o mesmo creme que o pastel de nata e não com creme pasteleiro.

Responder esta

Responder esta

RSS

Sobre

Miguel Santos Miguel Santos criou esta rede social no Ning.

© 2009   Criado por Miguel Santos no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço